Presidente Lula chorou após a vitória do Rio de Janeiro para sediar Olimpíadas 2016

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chorou nesta sexta-feira após a vitória do Rio de Janeiro na eleição do COI (Comitê Olímpico Internacional) para sede dos Jogos Olímpicos de 2016 e disse que "mundo reconheceu a vez do Brasil".


Antes da eleição final contra Chicago, Madri e Tóquio, Lula disse que a economia sólida e o bom desempenho frente à crise financeira mundial eram boas garantias de que o Rio de Janeiro estaria pronto para ser sede dos Jogos.


Com a vitória, o presidente voltou a destacar o bom momento do país internacionalmente.


"Essa vitória é uma retribuição a um povo que muitas vezes só aparece [de forma negativa] na imprensa e nas páginas dos jornais. Os que pensam que o Brasil não tem condições de receber os Jogos vão se surpreender", disse Lula, chorando.


"Esse país precisa de chance. Prevaleceu a razão, a paixão e a verdade. Finalmente o mundo reconheceu a hora e a vez do Brasil. O Brasil merecia realizar uma Olimpíada", continuou o presidente brasileiro.


Votação

Na primeira rodada de votação de hoje, Chicago, que era considerada favorita, foi eliminada. Na segunda, foi a vez de Tóquio sair da disputa. Na decisão, o Rio venceu Madri por 66 votos a 32, diferença bastante expressiva.


Sites especializados como o "Game Bids" e o "Around The Rings" colocavam a capital fluminense como a principal favorita, com ligeira vantagem sobre Chicago. A cidade norte-americana, porém, era a favorita em casas de apostas, seguida pelo Rio.


Entre os quatro países com cidades candidatas, o Brasil era o único que ainda não havia recebido nenhuma Olimpíada. O caráter inédito da candidatura carioca foi bastante ressaltado na apresentação feita pelo Rio de Janeiro antes da votação.


Pawel Kopczynski/Reuters
Carlos Nuzman, Rio de Janeiro 2016 President waves a Brazilian flag as President Luis Inacio Lula da Silva of Brazil (R) hugs former national soccer player Pele as they celebrates after Rio de Janiero was awarded the 2016 Olympic Games during the 121st IOC session in Copenhagen October 2, 2009, defeating Madrid in the final round of voting. REUTERS/Pawel Kopczynski (DENMARK)
Lula e Pelé se abraçam após vitória do Rio de Janeiro, em Copenhague, para organizar os Jogos Olímpicos-2016

0 comentários:

 
© 2007 Template feito por Templates para Você