Vettel vence o último grande prêmio da fórmula 1 que Jenson Button foi campeão


O piloto Sebastian Vettel, 22, venceu neste domingo a corrida de estreia no luxuoso circuito de Yas Marina, no GP dos Emirados Árabes, e conquistou o vice-campeonato da F-1, superando Rubens Barrichello, único adversário pela colocação. Mark Webber, companheiro do alemão na Red Bull, e Jenson Button, que já conquistou o título do Mundial de pilotos da temporada, completaram o pódio. O brasileiro foi o quarto colocado. Como Button já havia conquistado o título no GP anterior, o do Brasil, o atrativo da corrida de Abu Dhabi foi o duelo pessoal entre Barrichello e Vettel, os dois únicos postulantes ao vice-campeonato. O brasileiro, depois de disputar o título, começou a corrida com dois pontos a menos --74 a 72 a favor do alemão. O resultado de hoje consolidou o alemão na vice-colocação: a temporada termina com Button (95 pontos), Vettel (84) e Barrichelo (77) nas primeiras posições.


Jenson Button


No mundial de construtores, Brawn e Red Bull já haviam confirmado a primeira e a segunda posições, respectivamente. A disputa ficou entre as rivais McLaren e Ferrari. Como nenhuma das duas equipes pontuou, a escuderia inglesa, que estava um ponto à frente, ficou com a terceira colocação.
Sebastian Vettel

Lewis Hamilton largou na pole, conquistada com autoridade no sábado, depois de ter ido bem nos treinos livres de sexta e sábado. Logo atrás, as duas Red Bull, com Vettel e Webber, e as duas Brawn, com Barrichello e Button. Kovalainen, seu companheiro de McLaren, largou na 18ª posição --foi mal no classificatório e depois perdeu mais cinco posições por trocar sua caixa de câmbio.


O brasileiro da Brawn largou com o segundo carro mais leve do grid, com 655kg, acima apenas de Kubica, sexto. Dentre os primeiros colocados, Vettel foi o mais pesado, com 663kg, oito a mais.


A corrida


A largada não teve alterações nas primeiras posições e nem acidentes, mas logo na primeira curva Barrichello chegou a tocar Mark Webber ao tentar uma ultrapassagem e perdeu parte da asa, na parte frontal do carro. Ainda na primeira volta, o brasileiro perdeu a quarta posição para Button e foi atacado por Kubica.



A primeira parada foi no momento de transição do dia para a noite, no pôr-do-sol. Barrichello foi para os boxes na 16ª volta, ao lado de Kubica. Hamilton e Button pararam na 17ª e Webber na 18ª.



Na volta seguinte, Alguersuari, da Toro Rosso, errou o box e foi direto para a vaga de Vettel, da Red Bull. A equipe mandou o piloto passar direto, e Vettel, que entrou na sequência, conseguiu fazer normalmente sua parada. O espanhol deixou a prova na sequência.



Logo depois, Hamilton também abandonou a prova. Favorito para vencer a corrida, o piloto inglês teve problemas mecânicos. Depois das paradas, as Red Bull seguiram na frente, e as duas Brawn logo atrás.



Já à noite, os pilotos fizeram a segunda rodada de pit stops. As posições da frente não se alteraram: Vettel, Webber, Button e Barrichello. Os pilotos de McLaren e Ferrari não pontuaram, o que também definiu o terceiro lugar entre construtores, a favor da equipe inglesa.

Classificação final

1 - Sebastian Vettel (Red Bull)
2 - Mark Webber (Red Bull)
3 - Jenson Button (Brawn)
4 - Rubens Barrichello (Brawn)
5 - Nick Heidfeld (BMW)

6 - Kamui Kobayashi (Toyota)
7 - Jarno Trulli (Toyota)

8 - Sébastien Buemi (Toro Rosso)

9 - Nico Rosberg (Williams)

10 - Robert Kubica (BMW)

11 - Heikki Kovalainen (McLaren)

12 - Kimi Räikkönen (Ferrari)

13 - Kazuki Nakajima (Williams)

14 - Fernando Alonso (Renault)

15 - Vitantonio Liuzzi (Force India)

16 - Giancarlo Fisichella (Ferrari)

17 - Adrian Sutil (Force India)

18 - Romain Grosjean (Renault)


Não completaram

Lewis Hamilton (McLaren)
Jaime Alguersuari (Toro Rosso)

0 comentários:

 
© 2007 Template feito por Templates para Você