Sai aLista dos melhores do Brasileirão 2009

Se para muitos a seleção brasileira é um reflexo do que vive o futebol verde-amarelo no momento, a lista de indicados ao prêmio Craques do Brasileirão 2009, anunciada nesta terça-feira, comprovou a tese em ao menos um aspecto: a idade avançada dos jogadores.

OS CANDIDATOS "TRINTÕES"

Marcos
Goleiro do Palmeiras
36 anos
Léo Moura
Lateral do Flamengo
31 anos
André Dias
Zagueiro do São Paulo
30 anos
Ronaldo Angelim Zagueiro do Flamengo
34 anos
Guiñazu
Volante do Inter
31 anos
Souza
Meia do Grêmio
30 anos
Marcelinho Paraíba
Meia do Coritiba
35 anos
Petkovic
Meia do Flamengo
37 anos
Iarley
Atacante do Goiás
35 anos
Ronaldo
Atacante do Corinthians
33 anos


Atletas convocados com frequência pelo técnico Dunga e integrantes do time-base montado pelo treinador no combinado nacional, Julio César, Lúcio, Juan e Gilberto Silva já passaram todos dos 30 anos, e outros estão muito próximos de chegar a esta idade, tais como Maicon e Júlio Baptista, além de Doni e tantos outros que costumam aparecer nas convocações.

Pois a lista de indicados ao Craque do Brasileirão conta com nada menos do que 10 trintões, isso sem mencionar o volante chileno Maldonado, que completará a idade logo no início do ano que vem. Isso quer dizer que quase um terço do rol, em suas 11 categorias (excetuando os indicados a revelação, que já se supõe que sejam jogadores jovens), é formado por atletas "experientes".

A média se aproxima do recorde de 2005, quando 11 "trintões" apareceram na lista. No ano passado foram nove indicados, mesmo número de 2006. Já em 2007 foram apenas sete.

A relevância do dado aumenta ainda mais quando se especula as chances de cada um desses atletas dentro de sua categoria. André Dias, do São Paulo, por exemplo, é um grande candidato ao prêmio entre os zagueiros pela direita.

Já Ronaldo Angelim também é um candidato forte na briga pelo outro posto na zaga, embora esteja na briga com os já renomados Miranda e Rever.

Enquanto isso, no gol, o pentacampeão Marcos terá a dura concorrência de Victor, grande aposta do técnico Dunga, e de Bruno, que já se mostrou goleiro de momentos decisivos. Briga semelhante terá Guiñazu, entre os volantes, contra o "menino" Sandro, parceiro de Inter, e o caçula entre os experientes, Maldonado.

Na meia direita, Souza, do Grêmio, recebeu uma indicação honrosa, mas deve ser superado por algum de seus concorrentes palmeirenses, Diego Souza e Cleiton Xavier.

No ataque, o veteraníssimo Iarley, do Goiás, tem praticamente chances nulas de título. Seus adversários são ninguém menos do que Ronaldo, que pode ficar sem o prêmio por culpa da lesão na mão que o afastou dos gramados por cerca de três meses, e Adriano, que aos 27 anos deve levar o troféu sobretudo por estar próximo de assegurar a artilharia do torneio.

Na meia esquerda, outra disputa parece ter final já definido. Embora Marcelinho Paraíba e seus 34 anos estejam na briga, Petkovic, que é quase uma revelação do campeonato por ter sido dado como morto para o futebol, deve faturar a taça, com seus 37 anos.

0 comentários:

 
© 2007 Template feito por Templates para Você